Rogers Stirk Harbour + Partners (RSHP) divulgou uma pequena casa de três pavimentos em um jardim da Royaql Academy de Londres (RA). Concebida como uma resposta à urgente necessidade de habitações de baixo custo no Reino Unido, o protótipo exemplifica um método de construir "casas de alta qualidade, bem projetadas, significantemente mais baratas que outros métodos construtivos".
RSHP, conhecido por seus projetos de grande escala, encara o protótipo Homeshell como parte de uma estratégia mais ampla, que pode envolver apartamentos, escolas, fábricas e centros de saúde.
A casa foi construída in loco em apenas 24 horas através do sistema de painéis de madeira Insulshell, descrito pelo escritório como "energeticamente eficiente, adaptável, simples, e de baixa demanda tecnológica". Devido à grande eficiência do isolamento acústico e térmico, "o sistema oferece o potencial para reduzir os gastos de energia em até 90%", com os painéis agindo também no retardo de incêndios e inundações, além de serem à prova de terremoto e furacão.
O protótipo é parte da Richard Rogers RA: Inside Out, uma exposição retroativa que permanece em cartaz até 13 de outubro. O Homeshell oferece uma visão da trajetória do escritório, além de incentivar a continuação do debate acerca de como a inovação na arquitetura pode nos ajudar a suprir a necessidade de habitações nas áreas urbanas.
Referências: RA, Rogers Stirk Harbour + Partners